Plantas medicinais

Plantas medicinais
Amor Perfeito

Plantas medicinais

Plantas medicinais
Hortelã

quarta-feira, 17 de novembro de 2010


As soluções das plantas medicinais





Planta medicinal é uma planta que contém substâncias bio-ativas com propriedades terapêuticas, profiláticas ou paliativas. Muitas destas plantas são venenosas ou pelo menos levemente tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado.
Existe um grande número de espécies em todo o mundo, usadas desde tempos pré-históricos na medicina popular dos diversos povos. As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia) e suas propriedades são estudadas nos laboratórios das empresas farmacêuticas, a fim de isolar as substâncias que lhes conferem propriedades medicinais (princípio ativo) e assim, produzir novos .fármacos
Nunca é demais lembrar que o Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo, contando com um número estimado de mais de 20% do número total de espécies do planeta. Também vale ressaltar que somos donos da maior diversidade genética vegetal: são cerca de 55.000 espécies catalogadas de um total estimado entre 350.000 e 550.00 espécies.
E dentro desse leque único de riquezas biológicas, o país também se destaca em outro aspecto no que diz respeito às plantas: nossas florestas guardam um número significativo de espécies que tem fins terapêuticos e medicinais. O Brasil possui um imenso potencial genético a ser explorado e estima-se que esse patrimônio vegetal represente cerca de 16,5 bilhões de genes. A
utilização das plantas como medicamento provavelmente seja tão antiga quanto o aparecimento do próprio homem. A evolução da arte de curar possui numerosas etapas, porém, torna-se difícil delimitá-las com exatidão, já que a medicina esteve por muito tempo associada a práticas mágicas, místicas e ritualísticas. A preocupação com a cura de doenças, ao longo da história da humanidade, sempre se fez presente. Sabemos que os alquimistas, na tentativa de descobrir o "elixir da vida eterna", contribuíram e muito na evolução da arte de curar. Um grande avanço na terapia foi dado por Para celso que defendia a teoria da "assinatura dos corpos", segundo a qual as plantas e animais apresentavam uma "impressão divina" que indicava suas virtudes curativas. De acordo com essa teoria, a semelhança da forma das plantas aos órgãos humanos determinam o seu efeito curativo sobre estes como, por exemplo, algumas hepáticas, apresentando formato parecido a um fígado, eram utilizadas para curar moléstias de tal órgão. As plantas pelas suas propriedades terapêuticas ou tóxicas adquiriram fundamental importância na medicina popular.

Até meados do século XX, a medicina popular, como é conhecida aquela baseada no conhecimento empírico das plantas medicinais, não tinha em seu uso qualquer comprovação científica. A pesquisa para desenvolvimento de remédios se baseava na síntese química de novas substâncias. No entanto, se percebeu que os produtos de origem natural tinham mais chances de apresentar alguma atividade biológica, uma vez que são sintetizados por organismos vivos. Após a obtenção das plantas medicinais, normalmente o material pode seguir três caminhos: uso direto do material fresco, extração de substâncias ativas ou aromáticas do material fresco e secagem do material fresco.

Este último destino é o que requer mais atenção, por preservar os materiais, possibilitando o uso das plantas a qualquer tempo, dentro dos prazos normais de conservação. Antes de submeter às plantas à secagem, deve-se adotar alguns procedimentos básicos para se obter um produto de boa qualidade, independente do método a ser empregado. A Fitoterapia é o tratamento das doenças, alterações orgânicas, por meio de drogas vegetais secas ou partes vegetais recém colhidas e seus extratos naturais. O Brasil possui a maior biodiversidade do planeta, o que, sem dúvida, é uma dádiva divina. A natureza, além de sua beleza plástica, oferece recursos para a solução de muitos problemas que afligem a humanidade neste século. Doenças consideradas incuráveis, como o câncer e a AIDS, por exemplo, podem ser erradicadas a partir dos recursos disponíveis na biodiversidade. Só que esse tesouro precisa ser bem conhecido e conservado para ser utilizado. Nos
últimos anos, tem-se observado um aumento da demanda de plantas medicinais. Hoje, são realizadas muitas pesquisas sobre seus princípios ativos. Há muito usadas pela população, seu efeito medicinal vem sendo comprovado. O aumento da demanda resulta da indicação segura dessas plantas para tratamento de várias doenças, da busca por produtos naturais, sem resíduos prejudiciais à saúde e do baixo custo do tratamento. Ao mesmo tempo, cresce a exigência dos consumidores pela qualidade das mesmas, em termos de higiene, ausência de resíduos de agrotóxicos e alto teor de princípios ativos.
A Hidroponia




A hidroponia surge como um alternativa para atender a essas exigências, pois nesse sistema, as plantas são cultivadas sem contato com o solo, utilizando apenas solução nutritiva para promover seu crescimento. Com uso de água de boa qualidade, as plantas não sofrem contaminação por organismos nocivos à saúde. Além disso, observa-se um aumento significativo do teor de princípios ativos.

Existem diferentes tipos de
sistemas hidropônicos, que podem ser classificados em abertos e fechados, de acordo com a forma de circulação da solução nutritiva, que fornece todos os nutrientes essenciais para o crescimento e produção das plantas. Nos sistemas abertos, a solução não retorna ao reservatório, sendo dispensada após a irrigação. O cultivo hidropônico de plantas medicinais e condimentares visa atender às indústrias de alimentos, cosméticos e de fármacos. Devem ser cultivadas espécies que atendam simultaneamente a esses diferentes segmentos e, também, a um mercado mais abrangente, como farmácias de manipulação, comércio de condimentos, feiras e objetos artesanais produzidos com plantas medicinais e aromáticas, como travesseiros e sachês.


Soluções de cólicas mestruais e TPM


A medicina tradicional possui drogas potentes para aliviar os sintomas das cólicas menstruais e da TPM. Entretanto muitas mulheres têm evitado o uso desses hormônios sintéticos, por causa do risco de câncer ginecológico que esses hormônios podem causar com uso prolongado. Devido a isso, medicina complementar tem sido constantemente procurada por pacientes que buscam aliviar esses sintomas. O fitoterapeuta André Resende cita algumas plantas medicinais que são empregadas no tratamento de cólicas menstruais e da TPM:
"Uma delas, de largo uso no Brasil, chama-se 'agoniada' (Himatanthus lancifolius), cujas cascas são usadas em forma de chá e funcionam como poderoso antiespasmódico, relaxando o útero e reduzindo as cólicas", revela.

De acordo com o fitoterapeuta outra planta consagrada para problemas menstruais é a 'Angélica chinesa', (Angélica sinensis) chamada por alguns de 'dong quai'. Ela possui uma ação analgésica, antiespasmódica. Do Oriente vem ainda uma fórmula (Shakuyaku kanzo to), que combina alcaçuz chinesa (Glycyrrhiza uralensis) e peônia branca (Paeonia albiflora), ambas com efeito antiinflamatório e analgésico.Além disso, árvore da castidade (Vitex agnus-castus), que é comum no Brasil possui frutos e folhas de onde se faz um extrato que tem excelente eficiência para reduzir a tensão pré-menstrual. Quatro estudos clínicos apontaram o extrato de Vitex como eficiente em reduzir os sintomas da TPM, e os ensaios farmacológicos mostraram que sua forma de agir é evitando que a hipófise aumente muito o LH e o FSH, os hormônios que estimulam os ovários. O óleo da planta prímula também é muito rico em ácidos graxos essenciais (como ômega 3 e ômega 6) e pode ser utilizado para aliviar os sintomas da TPM.


Plantas medicinais afta
Aqui estão algumas plantas medicinais que podem auxiliar no tratamento das aftas (fitoterapia e aftas).
- malva (em chá ou solução para gargarejo)
- chá preto (aplicar o saquinho úmido sobre as aftas)
- hamamélis (em chá)
- ruibarbo (em solução a aplicar sobre as aftas)
- sálvia(em chá, para bochechos ou em solução para gargarejo)
-alcaçuz (em pastilhas).


Um comentário: